Após exatos três meses do anúncio da saída de Hans Vestberg, a Ericsson confirmou nesta quarta, 26, o novo presidente e CEO da companhia: Börje Ekholm. O executivo assumirá o comando da fornecedora sueca a partir de 16 de janeiro e será mantido membro da mesa de diretores da empresa. Ekholm estava como CEO da investidora Patricia Industries desde 2015, tendo passado também pelos cargos de presidente e CEO da Investor AB, onde ficou por dez anos, além de passagens em outros veículos financeiros.

O perfil de executivo ligado a finanças tem uma clara mensagem ao mercado: colocar a companhia de volta ao eixo após uma série de resultados financeiros negativos. Em comunicado, o chairman da Ericsson, Leif Johansson, destacou o conhecimento de Ekholm na convergência de de negócios e tecnologias nas áreas de telecom, TI e mídia. Além disso, lembra que o executivo está no board da fornecedora há dez anos, o que demonstra bom entendimento dos desafios que a empresa enfrenta atualmente.

Também no comunicado, Börje Ekholm disse estar empolgado com a oportunidade. "Com redes e aplicações ficando ainda mais importante em um mundo conectado em 5G, nossos clientes, e a indústria, buscam inovação contínua", destacou. Enquanto o executivo não assume a posição, Jan Frykhammar permanecerá no cargo de CEO interino.