As necessidades empresariais têm incentivado fabricantes a apostarem cada vez mais em tecnologias que agilizam processos de comunicação. Um exemplo disso é a extensa oferta de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que trazem soluções convergentes para facilitar o dia a dia dos consumidores. Como consequência, vemos a busca incessante destes equipamentos também pelo mercado corporativo.

Um estudo com foco nas tendências de investimentos em TI em 2012, realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), confirmou o grande interesse por parte dos CIOs em adotar soluções de mobilidade. Das empresas pesquisadas, que estão inseridas em várias verticais, 23% afirmam que comprarão tablets este ano. O resultado demonstra que o investimento em mobilidade aparece entre os principais projetos de telecomunicações para 2012.

Dentre as inúmeras possibilidades de aplicação que os dispositivos móveis permitem, o acesso às reuniões remotas emerge como uma tendência. Reuniões à distância tornam possíveis benefícios como redução de custos com deslocamento de pessoas e um ganho enorme de produtividade pelas decisões que são tomadas em tempo real, face a face. Indo além, hoje o acesso aos sistemas de videoconferência não estão restritos aos escritórios, fato que cria a real necessidade da adoção dos dispositivos móveis para atender à crescente demanda de comunicação por voz e imagem com equipes em trânsito.

Outra pesquisa, desenvolvida pela Frost & Sullivan, aponta que na América Latina o mercado de videoconferência gerou receita de US$ 78 milhões em 2010, e projeta uma receita de US$ 294 milhões para 2017. Com isso, vislumbramos o mercado de fornecimento destas tecnologias – videoconferência e dispositivos móveis – com as melhores expectativas de ascensão.

Acompanhando essas tendências, outras tecnologias vêm dar suporte à qualidade das transmissões de videoconferência, como banda larga de internet 3G e acesso a Wi-Fi, por meio de hotspots por toda a parte.
A fixação dos usuários de tecnologia tem movimentado todo um mercado de fornecimento, no qual o lema é convergência e mobilidade. No setor de videoconferência, esta ‘alavancagem’ está diretamente ligada à força de trabalho remoto e seus anseios pela comunicação que, mesmo a distância, traz a oportunidade de negociações com maior credibilidade, já que permite a interação pelas imagens, sem contar a troca de documentos que pode ser realizada em tempo real, possibilitando discussões mais decisivas, agregando agilidade aos processos.

As corporações podem estar geograficamente distribuídas em diferentes regiões, mas a disponibilidade de tecnologias de ponta traz experiências eficientes a qualquer tempo. Quando você tem em mãos facilidades como sistemas de videoconferência, o apoio de dispositivos como tablets e smartphones equipados com câmeras, acesso por tecnologias 3G e redes Wi-Fi, além de serviços em nuvem; então, por que não deixar que a tecnologia trabalhe por você e lhe ofereça uma melhor qualidade de vida?