serviços de valor adicionado (SVAs). As principais medidas em comum entre as quatro operadoras já haviam sido adiantadas por Mobile Time no começo de abril: implementação de um sistema para controle interno de todo o ciclo de vida de um assinante de SVA, desde a contratação até o cancelamento; disponibilização de ferramentas para que o consumidor consiga gerir seus SVAs; a revalidação da base de assinantes de SVAs com maior quantidade de reclamações.

Entre medidas propostas individualmente por cada operadora, a agência destaca as seguintes:

Claro:
– Redução do portfólio de SVAs
– Reavaliação dos nomes dos serviços e de sua descrição no extrato ou fatura do cliente, para evitar dúvidas em relação àquilo que foi contratado e facilitar sua identificação
– Consulta de tarifas presentes e futuras de SVAs, assim como o seu cancelamento, através do app Minha Claro

Oi:
– Internalização do controle do ciclo de vida do assinante de SVA, desde a contratação até o cancelamento
– Verificação do duplo opt-in para serviços contratados via SMS
– Revalidação de base de assinantes cujo volume apresente crescimento desproporcional de reclamações

TIM:
– Internalização do controle do ciclo de vida do assinante de SVA, desde a contratação até o cancelamento
– Treinamento de vendedores e de atendentes de call center sobre SVAs
– Disponibilização de ferramenta de gestão de SVAs para os consumidores no app Meu TIM

Vivo:
– Internalização do controle do ciclo de vida do assinante de SVA, desde a contratação até o cancelamento
– Disponibilização de ferramenta de gestão de SVAs para os consumidores no app Meu Vivo