A loja de aplicativos móveis da Opera Mobile Store registrou 105 milhões de visitantes mensais no final do último trimestre de 2013, de acordo com a Opera nesta terça, 28. A empresa afirma que isso significou um aumento de 172% em relação ao final de 2012. 

Durante este período, 42,7% dos downloads foram para aplicativos de Android. A empresa diz que isso foi "quase" o mesmo patamar dos downloads baseados em Java. Ainda de acordo com a Opera, o número de visualizações de páginas e downloads cresceu 250%, com 1,7 vezes mais usuários novos do que em 2012. A proporção de visita/download aumentou 20%.

No final do ano passado, a loja foi reformulada e a empresa garante que gerou taxas de conversão maiores de visitantes que acabaram baixando e usando os apps. Durante o ano, a companhia firmou parceria com operadoras e uma empresa da Europa Oriental para compartilhar o catálogo de apps.

A Opera Mobile Store conta com 200 mil aplicativos e jogos para os sistemas Android, Java, BlackBerry, Symbian e iOS. Esses softwares estão disponíveis por meio do navegador Opera para Android e pelos aplicativos Opera Mini e Mobile Classic.