Os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, têm acesso desde novembro passado a uma ferramenta de consulta bibliográfica médica internacional através de seus smartphones. Trata-se do app UpToDate Anywehere, que funciona como uma espécie de biblioteca virtual para médicos, com mais de 10,5 mil tópicos, incluindo artigos, diretrizes clínicas e informações sobre remédios, como posologia e efeitos colaterais, que auxiliam os médicos na tomada de decisões. O app foi criado pela Wolters Kluwer e é usado por mais de 1 milhão de profissionais de saúde ao redor do mundo. Seu conteúdo é mantido atualizado constantemente com a colaboração de médicos de vários países.

"É uma ferramenta para ser utilizada no dia a dia, na beira do leito. Todos os médicos do hospital adoram, porque é uma consulta rápida e objetiva, o que facilita o esclarecimento de dúvidas. E, diferentemente de um livro ou compêndio, está sempre atualizada", elogia o Dr. Luiz Francisco Cardoso, superintendente de pacientes internos do Sírio-Libanês. Oncologia, cardiologia e infactologia são as áreas mais frequentemente pesquisadas no app pelos médicos do hospital, assim como informações sobre doses e efeitos adversos de medicamentos.

Os médicos do hospital acessam o conteúdo da versão web do UpToDate desde 2010, mas a visualização era limitada aos computadores conectados à intranet do Sírio-Libanês. Em novembro passado o hospital aderiu à versão móvel, com apps em Android e iOS. "Isso facilita muito a consulta remota, seja em casa ou no consultório", comenta o Dr. Cardoso. Cada médico tem direito a acessar o UpToDate Anywhere por até dois devices móveis pessoais.