Profissionais de vendas e de trade marketing passam o dia nas ruas, visitando clientes e pontos de venda. Uma das suas maiores dificuldades é planejar seu roteiro da maneira mais eficiente possível. Uma start-up brasileira chamada Shyre desenvolveu uma ferramenta móvel para auxilá-los nessa tarefa. Trata-se de um aplicativo que analisa uma série de informações, como a importância dos clientes, a frequência de visitação, as metas de vendas, os endereços e a localização do profissional, para então propor uma rota diária otimizada. Os critérios são fornecidos pelo usuário, em um painel na web. E há flexibilidade para alterar a agenda proposta, retirando ou incluindo visitas.

"Enxergamos o Shyre como um complemento a um ERP ou CRM já existentes. Hoje, a maioria desses sistemas não têm uma parte mobile bem estruturada. E nós nascemos mobile", comenta Vinícius Ciccarelli, CEO e co-fundador da Shyre.

O app de planejamento de agenda e otimização de rotas pode ser acompanhado de um módulo de pesquisas, que permite ao gestor solicitar a coleta de determinadas informações pela sua equipe em campo, diretamente nos seus smartphones. A Shyre está desenvolvendo ainda um outro módulo, de ordem de pedidos, que deve ficar pronto dentro de quatro meses e será um aplicativo à parte.

Ciccarelli acredita que indústrias em geral, tanto de bens duráveis quanto de bens de consumo, e distribuidores são o seu público-alvo. O primeiro cliente da Shyre é a PremieR Pet, que soma cerca de 100 profissionais. A meta da start-up é alcançar 5 mil usuários até o fim  de 2017.

O modelo de negócios é de cobrar o software como serviço, com o valor variando de acordo com a quantidade de usuários e com os módulos adotados. O executivo aponta a estrutura modular e o preço baixo da solução como dois diferenciais positivos da Shyre em relação aos seus competidores.

A Shyre já recebeu aporte de investidores-anjo e agora busca uma nova rodada de investimento.