Quando descobri, dez anos atrás, que as redes celulares eram capazes de identificar a localização dos usuários cruzando informações de suas torres, sonhava com uma aplicação que mesclasse Instant Messenger (na época, usava-se o ICQ e não havia ainda as redes sociais) e localização. Queria ser avisado quando um amigo estivesse por perto, fosse no cinema ou na praia, por exemplo. Os apps mais parecidos com isso que encontrei, muito tempo depois, foram o Foursquare e aquele "Amigos", que vem embarcado no iPhone. O primeiro não foca exatamente nisso e o segundo é tão preciso na localização que acaba restrito a familiares. Duas semanas atrás, navegando pela App Store, encontrei o "Highlight" e acreditei que fosse finalmente o app dos meus sonhos. Ele cruza informações do seu Facebook e Twitter e promete informar-lhe quando seus amigos (ou amigos de amigos, ou pessoas que tenham interesses parecidos com os seus) estiverem por perto. Cabe lembrar que as versões móveis do Facebook e do Twitter captam informações de localização, portanto, as pessoas já estão autorizando o uso desses dados e o Highlight aproveita isso.

Testei Highlight por duas semanas. O design do app é bacana e sua configuração é simples e rápida. O único problema é que, pelo que pude entender, você só é avisado da proximidade de pessoas que tenham também instalado o Highlight. Como o app ainda é pouco conhecido, a base é pequena. Os avisos que recebi eram apenas de amigos de amigos. E se alguém for seu vizinho, você é avisado todo dia da sua proximidade, o que é um pouco chato. Um ponto positivo: para cada pessoa nova apresentada, o app informa quantos interesses em comum há entre vocês (e também quantos contatos em comum) de acordo com as páginas ou links que ambos "curtiram" no Facebook.

O app permite troca de mensagens entre os usuários e também marcar aqueles que "te interessam", ou lhe parecem "bacanas" (ou "giras", no Português de Portugal usado pelo software). Pelo breve período que pude testá-lo, Highlight serve mais a um propósito de azaração e match making do que propriamente para encontrar amigos por perto. Talvez valha insistir um pouco mais com os testes.

Link para Highlight na App Store