[Matéria atualizada no dia 1/4/2020, às 22h] As operadoras Oi e Vivo anunciaram nesta quarta-feira, 1, ações que flexibilizam o pagamento de contas para pessoas em situação de inadimplência.

A Oi passa a oferecer o desbloqueio por uma semana para quem estiver inadimplente, postergação da data de vencimento das faturas de abril por 15 dias e flexibilização da política de parcelamento sem multa. As medidas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, 6, e terão validade durante o mês de abril – podendo ser prorrogadas caso o cenário permaneça o mesmo. Para solicitá-las será preciso entrar em um dos canais digitais de atendimento da empresa. As medidas acontecem visando minimizar o isolamento social por conta do novo coronavírus.

Vale dizer que o desbloqueio é válido para clientes que comunicarem que já efetuaram o pagamento ou que irão efetuá-lo nos próximos sete dias.

Inadimplentes por até 90 dias serão beneficiados com o parcelamento das faturas em até 10 vezes, sem aplicação das multas. As solicitações devem ser feitas até o dia 6 de abril.

Vivo

Clientes da Vivo que estão inadimplentes poderão pagar as contas atrasadas parcelando em até 10 vezes, sem que seja cobrados multa e juros adicionais sobre os acordos do parcelamento.

Quem tiver débito pendente terá o direito de solicitar manutenção dos serviços por até 15 dias extras desde que não ultrapasse o prazo do bloqueio total. Assim, o cliente permanecerá com os serviços sem se desconectar, mesmo estando inadimplente.

Para ser beneficiado, o cliente deve entrar em contato com a empresa de telecomunicações pelos canais digitais da empresa.