O Waze está acompanhando a queda no uso de automóveis no mundo inteiro por conta da quarentena adotada em diversos países para evitar a proliferação do novo coronavírus. No dia 10 de abril, a quantidade de quilômetros percorridos pelos usuários brasileiros foi 69% menor que a média diária no período de 11 a 25 de fevereiro, antes, portanto da classificação de pandemia pela OMS.

O Brasil ainda está longe da redução registrada em outros países tendo como referência as mesmas datas de comparação. Na Itália, a queda foi de 89% e na Espanha chegou a 97%. O México também registrou uma redução maior que a brasileira em 10 de abril: -74%. O Brasil, porém, está melhor que os EUA, cuja diminuição no mesmo dia havia sido de 65%.

Cidades

A pedido de Mobile Time, o Waze divulgou os dados de cinco cidades brasileiras, usando as mesmas datas de comparação. Brasília teve a maior redução (-89%), seguida por Recife (-78%); Rio de Janeiro (-75%); São Paulo (-72%); e Porto Alegre (-72%).

O Waze, junto com Apple, Google, Moovit, In Loco, Everywhere Analitycs e as operadoras móveis, está entre as empresas que têm contribuído com governos no Brasil e no mundo fornecendo dados captados por dispositivos móveis para monitorar o deslocamento populacional.

Confira abaixo os gráficos fornecidos pelo Waze.