[Matéria atualizada em 23/05/2025, às 23h59, para corrigir número de usuários de verificação em duas etapas] O ministério da Gestão Inovação e Serviços Públicos (MGI) informou nesta quinta-feira 22, que o Gov.Br (Android, iOS) chegou a 167 milhões de usuários. Desse total, 70 milhões possuem conta nível ouro, ou seja, a faixa mais alta de proteção no app.

A opção de verificação em duas etapas é utilizada por um quarto dos usuários com conta ouro, cerca de 17,5 milhões de pessoas. Com a verificação de duas etapas, o usuário recebe um código no app do Gov.br sempre que utilizar um serviço. Neste caso é preciso ter conta ouro ou prata.

Importante lembrar, as faixas de proteção de conta do Gov.Br são divididas em três:

  • Bronze – login com CPF e senha que permite acesso a serviços públicos que exigem comprovação de segurança simples;
  • Prata – login com reconhecimento facial com base na CNH ou login com um banco credenciado. Esta categoria acessa aos mesmos serviços habilitados no bronze e permite compartilhar dados e documentos digitais, utilizar serviço gratuito de assinatura eletrônica do iti.br e habilita a autenticação em duas etapas;
  • Ouro – login com reconhecimento facial com base na Justiça Eleitoral, QR Code da carteira de identidade nacional (CIN) escaneado ou login com certificado digital. Mais elevada, a proteção ouro permite realizar prova de vida com validação facial, acessar serviços públicos de grau elevado e identidade digital com o máximo de segurança, além de acumular as funcionalidades dos níveis prata e bronze.

Vale recordar, a opção de verificação em duas etapas existe desde 2023 e, em janeiro deste ano, o governo adotou uma nova modalidade, simplificada.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!