O aplicativo móvel do ChatGPT está perto de alcançar a marca de 1 bilhão de downloads acumulados desde o seu lançamento nas lojas de aplicativos, em maio de 2023. Até o presente momento foram 971 milhões de downloads, somando App Store e Google Play, de acordo com dados levantados por Mobile Time na plataforma da AppMagic. Se mantido o volume de 100 milhões de downloads que o aplicativo da OpenAI registrou no mundo em junho, a barreira de 1 bilhão será superada até o fim de julho.
Com esse feito, o ChatGPT entrará no seleto rol de apps bilionários em quantidade de instalações acumuladas, no qual figuram WhatsApp (7,4 bilhões), TikTok (7 bilhões), Facebook (6,9 bilhões), Instagram (6 bilhões), Snapchat (3,2 bilhões), Telegram (2,5 bilhões), YouTube (2 bilhões), Netflix (1,8 bilhão), Amazon (1,6 bilhão), Temu (1,3 bilhão) e Shopee (1,1 bilhão), por exemplo.
O país responsável pela maior parcela de instalações do ChatGPT até agora é a Índia, com 12% do total, seguida por EUA (10%), Indonésia (6%), Brasil (5%), Paquistão (5%), França (4%) e Alemanha (3%).
Em termos de receita nas lojas de aplicativos, quem mais gasta com o ChatGPT são os consumidores norte-americanos, que respondem por 37% do faturamento acumulado até agora. Depois vêm Japão (6%), Coreia do Sul (6%), Alemanha (5%), Reino Unido (3%), França (3%) e Brasil (3%).
ChatGPT, DeepSeek, Gemini, Grok e Claude
Na corrida dos apps de IA generativa pela preferência do consumidor, o ChatGPT largou na frente e mantém uma distância significativa em comparação com os principais concorrentes.
O aplicativo Gemini, do Google, tem 187 milhões de instalações desde o seu lançamento em fevereiro de 2024 – quase um ano depois do ChatGPT, cabe ressaltar. Novamente, o país com maior participação em instalações é a Índia (23%), seguida por EUA (9%), Indonésia (7%), Egito (6%) e Brasil (6%). Cabe ressaltar que o Google fez um acordo com a Samsung e agora o Gemini vem embarcado nos aparelhos top de linha da fabricante sul-coreana, como o S25, e conta comum botão lateral exclusivo para ser acionado. Os usuários do Gemini nesses smartphones não precisam baixá-lo e, logo, não geram downloads nas lojas de apps para serem contabilizados pela AppMagic.
O DeepSeek, grande surpresa deste ano, acumula 132 milhões de downloads desde a sua chegada às lojas de aplicativos, em janeiro de 2025. Seu principal mercado é sua terra natal, a China, que responde por 32% do total de instalações, seguida por Rússia (7%), Índia (7%), EUA (6%), Paquistão (4%) e Brasil (4%). Outro ponto a ressaltar é que a Google Play não opera na China. Lá, os apps Android são distribuídos por diversas lojas locais e nem todas são acompanhadas pela AppMagic.
O Grok, app de IA generativa do X, de Elon Musk, registrou até agora 46 milhões de instalações, a maior parte delas da Índia (41%), seguida por EUA (18%), Bangladesh (3%) e Brasil (2%).
Por fim, o Claude, da Anthropic, teve até o momento 14 milhões de instalações, em pouco mais de um ano, desde que chegou às lojas de aplicativos. Os EUA lideram, respondendo por 33% das suas instalações, seguidos por Índia (8%), Japão (4%), Reino Unido (3%), Coreia do Sul (3%) e Alemanha (3%).
Super Bots Experience
O avanço da IA agêntica e seu impacto no mercado de bots será tema do painel de abertura do Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital, evento organizado por Mobile Time nos dias 21 e 22 de agost, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA