A Topcon, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão para o mercado de concreteiras, tem hoje quase 10 mil betoneiras rastreadas por suas soluções e espera chegar a 11 mil até o final do ano, com ajuda da sua expansão internacional para mercados na Europa e na América Latina, informa seu CEO, Kleber Rodrigues Jr., em conversa com Mobile Time. A Topcon tem em sua carteira de clientes em torno de 300 concreteiras.

As betoneiras são caminhões que transportam concreto. A logística é complexa. A entrega no local de uma obra precisa acontecer dentro de um prazo entre 120 e 150 minutos, caso contrário o concreto endurece dentro do balão da betoneira. A aplicação na construção é feita imediatamente.

Além disso, a capacidade de cada betoneira costuma ser limitada a 8m3. Dependendo do tamanho e do estágio da construção, é preciso enviar vários caminhões no mesmo dia.

Uma das soluções da companhia consiste em um software de gestão de frota, no qual a concreteira consegue acompanhar o deslocamento de todos os seus veículos, por meio de um rastreador instalado neles e que se comunica através das redes móveis. Também é instalado um sensor dentro do balão da betoneira que reconhece se o concreto está sendo batido ou se está sendo descarregado. A solução informa ainda se o descarregamento acontece de fato no local programado – para evitar desvios da mercadoria.

Topcon e o Uber de concreto

A Topcon também cria para cada concreteira um aplicativo móvel white label, com arquitetura PWA, para ser usado pelos clientes dela para a solicitação de entregas de concreto. É como se fosse um Uber de betoneiras. Pelo celular, o engenheiro da obra pode comprar o concreto, planejar a entrega e acompanhar o deslocamento e a descarga do material.

“Normalmente o pedido acontece com alguns dias de antecedência. E muitas vezes são pedidos recorrentes. O cliente escolhe o produto pelo app. E o tempo todo pode ser comunicar de forma assíncrona pelo aplicativo com a concreteira. Acompanha o deslocamento da betoneira, a previsão de chegada etc. Tem um gráfico que vai mostrando o percentual que foi entregue. Às vezes são vários caminhões: um descarregando, outros a caminho, outros aguardando na central”, relata Rodrigues Jr.

topcon

Kleber Rodrigues Jr., CEO da Topcon (Foto: divulgação)

A Topcon tem vários outros softwares, todos voltados para o mercado de concreteiras, para funções como logística integrada, gestão de insumos, CRM, billing, BI etc.

“Temos 22 anos de atuação. Falamos a língua das concreteiras. Nosso time técnico está pronto para isso”, afirma.

O concreto é uma combinação de cimento, água, areia e outros agregados. É barato e facilmente moldável. É usado em construções de todos os tipos, desde calçadas até pontes e prédios. “Concreto é o segundo produto mais consumido no mundo. Perde apenas para a água”, compara o CEO.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!