O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância da expansão da infraestrutura de telecomunicações em pequenos municípios e áreas remotas e para os data centers. Ele acredita que infraestrutura é central para maior investimento internacional para o país, comentou nesta quarta-feira, 20, durante o V Simpósio Telcomp.
“O Brasil é hoje um país muito atrativo para a infraestrutura de data centers. Além de contar com abundância de água e energia, temos uma posição estratégica no tráfego internacional de dados, impulsionada pela rede de cabos submarinos que conecta continentes. Para isso, precisamos garantir que toda a engrenagem da conectividade esteja preparada: da escolha dos pontos de fibra óptica à distribuição de energia em escala”, declarou.
O ministro lembrou que a Política Nacional de Data Centers, cuja Tomada de Subsídios foi aberta em 15 de agosto, permitirá que sociedade civil, setor privado e especialistas colaborem com ideias e sugestões para a construção de um marco regulatório moderno e robusto.
Além de data centers, TV 3.0
Siqueira Filho pontuou que acredita que a TV 3.0 será transformadora para a TV aberta e que a cerimônia em que Lula assinará o decreto ficará para o dia 27 de agosto.
“A gente entendeu a importância da TV 3.0. Conseguimos apoio dentro da Casa Civil, dentro da Secretaria de Comunicação. É uma expectativa grande de transformação, assim como houve a evolução da TV analógica para digital, a ideia é que também tenha essa grande evolução da TV digital para a TV 3.0”, declarou.
A TV 3.0 possuirá qualidade de imagem em 4K e 8K e som imersivo. Além disso, permitirá maior interatividade com os telespectadores, integrando serviços de internet, como compras e conteúdos relacionados aos programas.
Foto: Peter Neylon/MCom