A Visa confirmou nesta quinta-feira, 21, que começará em breve os testes no Brasil de sua solução de comércio com auxílio de agentes de inteligência artificial generativa, o Visa Intelligent Commerce. De acordo com Valter Andrade, head de IA e dados da bandeira, os testes começaram em novembro com bancos emissores, mas apenas nos EUA.
Durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time nesta quinta-feira, 21, em São Paulo, o executivo explicou que a ideia da plataforma é viabilizar o pagamento tokenizado, seguro, autenticado e hiperpersonalizado em ambientes com IA.
Também prevê que a tecnologia agêntica poderá fazer uma compra para o consumidor sem que o usuário precise falar com ele. “Então, a tecnologia está indo para este momento. Mas essa viabilização (compra automática) vai acontecer em etapas por questões de segurança”, disse.
Para os comerciantes, a Visa disponibiliza um componente que permitirá receber os tokens do comprador após o seu aceite e assim fazer a hiperpersonalização da compra: “Por exemplo, o comerciante recebe o token daquela credencial e personaliza a compra com base nos dados que têm em conjunto com os dados que a Visa tem”, completou.
Visa Intelligent Commerce
Vale lembrar, o AI Commerce da Visa teve como estopim o Operator da OpenAI, um agente de compras apresentado em março deste ano que prevê buscas e compras de usuários com ajuda de assistente de IA generativa. Apresentado ao mercado brasileiro em maio, o Visa Intelligent Commerce é baseado em três frentes:
- Cartões prontos preparados para IA, a partir de credenciais tokenizadas e autenticação com biometria para uso em ambientes com IA;
- Pagamentos simples e seguros com IA;
- Personalização com uso de IA, com o Visa Data Tokens que gera insights do comportamento de compras do usuário, com consentimento, para customizar a experiência.
Super Bots Experience 2025
Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.
Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.
A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.
Imagem principal: Valter Andrade, head de IA e dados da Visa (crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)