A ferramenta de Cell Broadcast Service (CBS) Defesa Civil Alerta (DCA), voltado para o envio de alertas por celular, será disponibilizada no Norte a partir de 24 de setembro. Neste sábado, 20, serão enviadas mensagens de alerta de demonstração para moradores e visitantes das seguintes cidades:
- Amapá: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho;
- Amazonas: Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba;
- Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão;
- Pará: Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí;
- Roraima: Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza;
- Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã;
- Rondônia: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Os alertas de demonstração serão disparados pelas Defesas Civis Estaduais, por meio de plataforma integrada com as redes móveis da região, para demonstrar como o sistema funcionará.
A mensagem que aparecerá no celular será: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
Centro-Oeste
Depois disso, no dia 27, serão enviados alertas de demonstração para 13 municípios da Região Centro-Oeste.
- Distrito Federal: Brasília;
- Goiás: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás;
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas;
- Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco.
A partir de 1º de outubro, o sistema estará oficialmente disponível na região, completando a implementação em todo o país. A tecnologia já está disponível na Região Nordeste desde junho deste ano e no Sul e Sudeste desde dezembro de 2024.
As mensagens do Defesa Civil Alerta são enviadas a todos os celulares compatíveis, conectados às redes 4G e 5G, localizados em áreas com risco de desastres, seguindo o mapeamento feito pelas Defesas Civis.
As mensagens aparecem em primeiro plano, como uma espécie de pop-up, na tela do celular mesmo caso algum aplicativo esteja aberto, durante a realização de chamadas ou no modo silencioso. Para receber os alertas não é necessário nenhum tipo de cadastro.
Ilustração produzida por Mobile Time com IA