A United Airlines recebeu nesta sexta-feira, 26, a certificação para utilizar a conectividade satelital da Starlink (Android, iOS) do órgão que regula a aviação civil norte-americana, a Federal Aviation Administration (FAA). Com isso, a aérea espera fazer o primeiro voo comercial com a tecnologia em um Boeing 737-800 em 15 de outubro saindo de Newark/Nova Iorque.

Por meio de um Certificado do Tipo Suplementar (STC), a FAA permitiu a inclusão da antena nos 737-800 da companhia. O serviço já está instalado em metade da frota regional da United, como o Embraer 175, que recebeu certificação e fez o primeiro voo comercial com Starlink em maio deste ano.

A instalação das antenas ocorre um ano após United e Space X firmarem um acordo para trazer o serviço de conectividade Wi-Fi gratuito aos passageiros associados ao MileagePlus (programa de benefício da cia. aérea). De acordo com a companhia, a velocidade entregue aos consumidores pode chegar a 250 Mbps.

Atualmente, o ritmo de instalação de antenas da Starlink na frota da United é de 50 aviões da linha regional por mês. O plano é colocar o serviço de conectividade satelital em toda sua frota, que inclui mais de 16 modelos, entre aqueles que fazem voos regionais e intercontinentais.

Imagem principal: Aeronave da United Airlines com antenas da Starlink instalada (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!