O ChatGPT lidera o ranking dos dez apps com maior faturamento nas lojas App Store e Google Play no Brasil em setembro: sua receita por meio dos sistemas de billing dos dois marketplaces de apps foi de US$ 10,4 milhões, de acordo com dados da AppMagic. Isso é mais que o dobro do segundo colocado, o YouTube, que faturou US$ 5 milhões em setembro.
Vale destacar que o Google é o desenvolvedor com maior quantidade de aplicativos no top 10 em faturamento, somando quatro títulos: YouTube, Google One, Gmail e Google Fotos.
Interessante notar que metade do ranking é composto por ferramentas de trabalho, produtividade e armazenamento: CapCut, Canva, Google One, Gmail e Google Fotos. Há ainda três apps de streaming e vídeos (YouTube, Globoplay e HBO Max), e um de relacionamento (Tinder). O Globoplay é o único app nacional presente no top 10. E o ChatGPT é o único de IA generativa. Apesar de ter crescido em downloads, o Gemini ainda fatura pouco no país.
Cabe ressaltar que os dados da AppMagic consideram apenas o faturamento através dos sistemas de billing das lojas de apps. Vendas feitas de outras formas não são computadas. Ou seja, não é considerada a receita de um marketplace como Mercado Livre ou de um app de transporte de passageiros como Uber quando cobram diretamente no cartão do usuário ou por Pix, por exemplo.
A imagem no topo foi produzida por Mobile Time com IA