O ChatGPT lidera o ranking dos dez apps com maior faturamento nas lojas App Store e Google Play no Brasil em setembro: sua receita por meio dos sistemas de billing dos dois marketplaces de apps foi de US$ 10,4 milhões, de acordo com dados da AppMagic. Isso é mais que o dobro do segundo colocado, o YouTube, que faturou US$ 5 milhões em setembro.

Vale destacar que o Google é o desenvolvedor com maior quantidade de aplicativos no top 10 em faturamento, somando quatro títulos: YouTube, Google One, Gmail e Google Fotos.

Interessante notar que metade do ranking é composto por ferramentas de trabalho, produtividade e armazenamento: CapCut, Canva, Google One, Gmail e Google Fotos. Há ainda três apps de streaming e vídeos (YouTube, Globoplay e HBO Max), e um de relacionamento (Tinder). O Globoplay é o único app nacional presente no top 10. E o ChatGPT é o único de IA generativa. Apesar de ter crescido em downloads, o Gemini ainda fatura pouco no país.

Cabe ressaltar que os dados da AppMagic consideram apenas o faturamento através dos sistemas de billing das lojas de apps. Vendas feitas de outras formas não são computadas. Ou seja, não é considerada a receita de um marketplace como Mercado Livre ou de um app de transporte de passageiros como Uber quando cobram diretamente no cartão do usuário ou por Pix, por exemplo.

10 apps com maior receita

A imagem no topo foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!