O presidente da Anatel, Leonardo Euler, afirmou nesta sexta-feira, 25, que enviou ao Ministério da Saúde um ofício solicitando prioridade aos trabalhadores de telecomunicações para a vacinação contra Covid-19, especificamente aos que atuam nas ruas com instalação de equipamentos e manutenção de redes. “Considerando a necessidade desse fluxo de trabalho, a atuação destes profissionais é imprescindível para a sociedade. Na pandemia, a conectividade se mostrou um serviço fundamental”, disse Euler, durante a abertura do evento online Feninfra Live, organizado por Teletime.

Segundo ele, o sistema de telecomunicações tem suportado um cenário de pressão sobre as redes e este trabalho não pode ser interrompido.

Em um outro painel da Feninfra, o conselheiro da Anatel Carlos Baigorri retomou este assunto, reforçando que também pediu, via redes sociais, a prioridade para a vacinação destes profissionais. “Eu mudei de endereço, e eles vieram na minha casa, com máscara, fazendo tudo funcionar. Estas pessoas precisam receber a vacina o mais rápido possível”, disse.

João de Moura Neto, presidente da Fitratelp (Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações), fez uma última consideração, lembrando que a conexão permitiu que a maior parte dos serviços brasileiros, incluindo escolas e consultas médicas, continuassem a funcionar – mesmo durante a pandemia. “Nós, trabalhadores de telecom, precisamos de vacina. Nós não paramos em nenhum momento – e tudo funcionou pelo nosso trabalho”.

Procurado pela reportagem de Mobile Time, o Ministério da Saúde não respondeu se recebeu, ou mesmo se pretende aceitar a solicitação do presidente da Anatel.