A start-up Jolla decretou o fim do Jolla Tablet com sistema operacional Sailfish, no último final de semana. De acordo com post publicado pelo chairman da empresa holandesa, Antti Saarnio, apenas 540 unidades do produto serão enviadas a partir de fevereiro para as primeiras pessoas que investiram pelo site IndieGoGo.

Os demais investidores do financiamento coletivo vão receber o dinheiro de volta. A companhia promete que metade do valor será enviada no 1º trimestre de 2016 e a outra parte em um ano, dependendo da situação financeira. Dentre os motivos para o fim do Jolla Tablet, Saarnio afirmou que sua companhia teve problemas com entrega de componentes pelos fornecedores, mudanças de fábrica para a produção dos dispositivos e a perda de 10 milhões de euros de seu principal investidor.

A notícia não foi bem recebida pelos apoiadores do projeto. No post do chairman, os usuários pedem o reembolso “o mais rápido possível”, questionam sobre a continuidade com “fornecedores que não entregaram”, e outro espera que o reembolso venha logo para “comprar um presente para seu amor em fevereiro (dia dos namorados no hemisfério norte)”. Poucos usuários defenderam a postura da empresa. Esses “agradeceram” pelo desenvolvimento do Sailfish OS e desejaram “boa sorte” para a Jolla.

Com o fim do tablet, o smartphone Fairphone 2 (handset com preço justo e que seria vendido por diversas operadoras e varejistas) pode ser o próximo a ser eliminado. Saarnio explicou que tenta fazer parcerias para continuar com o projeto, mas ele negocia as dividas de sua companhia e o orçamento está apertado para continuar com o projeto.