Quando se trata de segurança digital, as empresas precisam pensar anos à frente. É o que faz a Gemalto. A companhia tem entre as suas prioridades em tecnologia o estudo de criptografia pós-quântica, que consiste em garantir a segurança da criptografia na era dos computadores quânticos, conforme explica o CTO da Gemalto, Serge Barbe, em entrevista para Mobile Time, durante o MWC19.

“Criamos produtos que precisam durar dez anos. Temos que assegurar que nossa criptografia continuará sólida mesmo depois dos computadores quânticos. Estamos selecionando agora algoritmos para a futura geração de produtos”, relata. A preocupação se deve ao fato de que a computação quântica, por proporcionar uma capacidade de processamento muito maior que a atual, potencialmente poderia ser capaz de quebrar a criptografia utilizada nos dias de hoje. Barbe, contudo, ressalva que isso é apenas uma hipótese, ainda não provada, mas que precisa ser considerada.

Biometria, IA e blockchain

Paralelamente, uma série de outras tecnologias estão sendo pesquisadas e começam a ser aplicadas em produtos da Gemalto, como autenticação biométrica, inteligência artificial e blockchain.

Em biometria, ele cita o exemplo do recém-lançado cartão de crédito com leitor de digital embutido. Em vez de digitar a senha no POS, basta o usuário segurar o cartão com seu polegar encostando no sensor. E o produto dispensa bateria, sendo energizado a cada vez que é inserido em uma máquina de POS. Esse cartão está passando por testes piloto em alguns bancos ao redor do mundo.

A inteligência artificial e o aprendizado de máquinas, por sua vez, estão sendo aplicados em soluções da Gemalto de verificação de documentos e reconhecimento facial, aprimorando cada vez mais esse processo.

Por fim, a Gemalto está utilizando blockchain em uma solução chamada Trusted ID Network, que adota o conceito de identidade autossoberana, pelo qual o usuário gerencia a sua identidade, enquanto uma rede em blockchain a valida a cada autenticação.

“Como CTO, não faço tecnologia pela tecnologia. Precisamos criar valor para os nossos clientes. Levamos inovação para os negócios”, resume Barbe.

Mobi-ID

Mobile Time realizará em 25 de novembro a segunda edição do Mobi-ID, seminário dedicado ao mercado de identificação e autenticação digitais. Mais informações sobre o evento e sobre compra antecipada de ingressos com desconto estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619.