Pekka Lundmark, CEO da Nokia, durante o MWC 22

As redes de telecomunicações e de energia elétrica serão cada vez mais interligadas, pois estas últimas precisam enviar e receber dados para uma operação cada vez mais inteligente e eficiente. Essa é uma das principais apostas da Nokia para o futuro próximo, segundo o seu CEO, Pekka Lundmark, em apresentação no MWC 22, em Barcelona, nesta terça-feira, 1.

“Antigamente havia apenas grandes usinas de energia. Agora a geração é distribuída. Qualquer device gerando energia pode virar um node inteligente. Por isso, as redes de eletricidade e de comunicação vão ser profundamente interligadas. É preciso saber a hora certa de enviar ou de receber energia do sistema”, descreveu Lundmark. 

O executivo citou casos de redes privadas em 5G montadas pela Nokia para empresas de energia em países como Áustria e Bélgica. Neste último, trata-se de conectividade para turbinas eólicas no Mar do Norte. Uma solução de analytics abastecida com dados de sensores nas turbinas orienta os técnicos da companhia para a realização de manutenção preventiva, reduzindo o custo operacional.

O CEO da Nokia encerrou sua apresentação reforçando o papel do setor de telecom e da economia digital no desenvolvimento sustentável: “Não há verde sem o digital”.

ERB ecológica 

Durante a sua apresentação foi anunciado o lançamento de uma estação rádio-base com resfriamento a líquido, em vez de por ar. A nova técnica é 4 mil vezes mais eficiente em transferência de calor e reduz em 80% as emissões de carbono.