As televisões 3D não deram muito certo porque faltava conteúdo e porque as pessoas não se acostumaram a vestir aqueles óculos. A ZTE parece ter conseguido resolver esses dois problemas com uma nova tecnologia que está trazendo para dentro de um tablet, o Nubia Pad 3D. Ele é capaz de transformar qualquer foto ou vídeo em uma imagem em três dimensões sem que o usuário precise vestir um óculos especial.

O segredo está na combinação de inteligência artificial com o rastreamento do movimento dos olhos do usuário, a partir da câmera frontal do tablet. A solução desenvolvida pela ZTE consegue pegar uma imagem em 2D e transformá-la em 3D para quem estiver olhando para o tablet. Na prática é criada uma espécie de ilusão de ótica. E só funciona com uma pessoa por vez – alguém ao lado olhando para a mesma tela não verá em 3D. 

O tablet consegue também gerar fotos e vídeos com sua câmera que podem ser convertidos em 3D e revertidos para 2D – basta apertar um botão.

A ZTE aposta que o tablet pode servir para diferentes verticais de negócios, como uma espécie de mostruário virtual interativo em 3D de produtos dentro de lojas, por exemplo. É possível interagir com as imagens em 3D, girando-as, aproximando-as ou afastando-as com os dedos na tela. A companhia prevê que será útil também para a apresentação de projetos arquitetônicos; exposições em museus; e educação.

O Nubia Pad 3D está sendo demonstrado no stand da ZTE no Mobile World Congress (MWC 2023), em Barcelona.

MWC23 ZTE2

Para o usuário na frente do tablet, o tênis aparece em três dimensões (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)