Aplicativos que analisam de forma consolidada os investimentos de uma pessoa começam a ganhar espaço no Brasil. Um deles é o Gorila Invest (Android, iOS), que já conta com 20 mil usuários ativos semanais e espera chegar a 100 mil ao fim do ano, de acordo com um de seus fundadoras, Robinson Dantas.

O Gorila conta com uma versão para investidores, que é gratuita, e outra para profissionais do mercado de investimentos, como consultores independentes, agentes autônomos e gerentes de bancos, que é paga. Na primeira, o usuário consegue ver de forma consolidada todos os seus investimentos em renda fixa e variável, de diversas instituições financeiras, e comparar suas performances. A versão para profissionais do mercado, por sua vez, dá a estes a visibilidade de todos os seus clientes em um único painel.

O profissional enxerga em tempo real a carteira completa de investimentos de cada cliente, podendo analisar com rapidez sua exposição e tomar decisões mais acertadas. “Isso confere agilidade ao profissional do mercado em seu contato com o cliente. Hoje eu ligo para o meu consultor e discutimos mudanças na carteira com nós dois vendo a mesma tela do Gorila. É melhor do que receber um extrato em PDF para conversar no dia seguinte”, compara Dantas. O Gorila cobra pela versão profissional R$ 14,90 por mês por cada cliente cadastrado.

APIs

O Gorila prioriza a conexão com corretoras e bancos através de APIs. É uma maneira mais segura e transparente de extrair os dados, mas requer negociações separadas com cada instituição financeira. No momento, a empresa está conectada às APIs de quatro corretoras, dentre as quais Mercado Bitcoin e Bitcoin Trade. Dantas espera estar integrado a nove até o final do ano. O número aumentará mais ainda quando forem reguladas as normas de open banking no Brasil, que vai impor a abertura de APIs por parte dos bancos.

Outro diferencial é o cuidado com segurança. Todos os dados são criptografados e a empresa segue normas do Nist. O Gorila está hospedado na AWS, o que confere também maior estabilidade ao serviço.

O desenvolvimento dos sistemas foi todo realizado pela própria equipe de TI da start-up. “Não terceirizamos nada. Foi tudo criado por nós. Temos 28 pessoas trabalhando na Gorila Invest. Temos engenheiros, cientistas, físicos, matemáticos: é bem diversificado, justamente para conseguir trazer uma visão diferente de como as pessoas lidam com finanças”, relata Dantas.