O mercado brasileiro de mPOS (serviço que transforma o smartphone em uma máquina para recebimento de pagamento com cartão) tem um novo player: o Bin Mobile, da First Data. Seu lançamento esta semana tem como objetivo complementar o portfólio de produtos da companhia no Brasil, que opera como uma rede de adquirência, com 15 mil terminais POS instalados no País até o momento. Em mPOS, a First Data espera conquistar entre 2 e 3 mil usuários até outubro.

O aparelho leitor de cartão da Bin Mobile é fabricado pela Verifone e se encaixa na entrada de áudio de smarpthones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS, dispensando, portanto o emparelhamento via Bluetooth. Sua bateria dura 8 horas e o aparelho foi feito para resistir a quedas de até 1,2 metro de altura. Em vez da venda avulsa, a First Data optou pela cobrança de um aluguel pela máquina, no valor de R$ 19,90 ao mês. "Tem propaganda de concorrente que diz para o comerciante se livrar do aluguel da máquina, mas não oferece a manutenção do aparelho. Com a gente, se o leitor quebrar você troca por outro na hora", compara Henrique Capdeville, vice-presidente comercial da First Data.

As taxas cobradas para novos clientes que aderirem ao mPOS são de 2,59% nas vendas a débito e 3,49% naquelas a crédito. Nas vendas parceladas em duas a seis vezes sem juros, a taxa é de 4,99%. Se for uma venda de sete a 12 parcelas, sobe para 5,99%. Clientes atuais de POS da First Data são cobrados no mPOS com as mesmas taxas que estiverem pagando hoje no terminal fixo, o que pode variar caso a caso. "Nossas taxas e condições estão todas expostas no site, de maneira transparente. Na Bin não tem pegadinha", afirma o executivo. A Bin Mobile aceita pagamentos com cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Cabal.

Capdeville entende que o mPOS atende a comerciantes com poucas transações por mês. Para quem faz mais de 50, é melhor ter um terminal dedicado para pagamentos em vez de usar seu smartphone. Ele acredita que o mPOS possa ser uma porta de entrada para um futuro cliente de POS.