O uso de aplicativos para o ensino pessoal é algo que está massificando não só na Internet, mas também nos acessos móveis. Assim como existe o Coursera, outra plataforma de ensino de Cursos Massivos Abertos Online (na tradução para o inglês “Massive Online Open Courses”) que tenta trazer os alunos para os smartphones e tablets é a edX.

Essa plataforma foi criada por um grupo de universidades dos Estados Unidos chamado xConsortium. A empresa fica sediada em Massachussets e é gerenciada pelo MIT e pela Universidade Harvard. Ao todo, 1.200 membros colaboram com os cursos gratuitos. São ao todo 500 opções para o estudo em áreas como ciências humanas, ciências sociais, matemática e ciência da computação.

Outras universidades contribuem para os cursos online como a Universidade Sorbonne, Universidade Cornell e até empresas, como a Microsoft. Com opções para dispositivos iOS e Android, o edX permite a qualquer tipo de usuário fazer cursos em universidades prestigiadas, desde o profissional que busca por novos conhecimentos ao estudante que está procurando uma carreira para seguir.

Como acessar

O usuário deve baixar o app do edX em seu dispositivo móvel e cadastrar-se. O modo de uso é similar ao Coursera, com acompanhamento por vídeo e preenchimento de questões ao término de cada sessão. Os cursos são divididos em cinco categorias de créditos (para ganhar horas em atividades extracurriculares), educação profissional, ensino médio, Xseries (com tempo ilimitado para estudo) e os cursos verificados (generalistas).

O único problema do edX é que o sistema não possui cursos em português. No entanto, espanhol, inglês, francês, chinês e turco são opções de estudo para os alunos.

edX para Android
edx para iOS