De acordo com o levantamento mensal realizado pela Net Applications, em julho, o tráfego web originado por smartphones e tablets com o sistema operacional Android superou pela primeira vez aquele de dispositivos iOS no mundo. Até junho passado, o iOS liderava, com 45,61% de participação, contra 43,75% da plataforma do Google. Em julho, os sistemas trocaram de posição: o Android respondeu por 44,62% e o iOS, por 44,19%.

Os outros sistemas têm participações muito menores. O Java ME respondeu por 4,19% do tráfego de dados medido pela Net Applications no mundo em julho e o Symbian, por 2,57%. O Windows Phone, por sua vez, aparece em quarto lugar, com 2,49% em julho, mas com viés de alta (tinha 1,99% em junho).

A Net Applications monitora o tráfego de dados de cerca de 40 mil sites, que recebem aproximadamente 160 milhões de visitantes únicos por mês. Portanto, esses números se referem à navegação através de browsers móveis. Não está incluindo o tráfego através de apps. E nem o acesso a páginas WAP.