A SEMP TCL traçou uma estratégia para usar a TV como porta de entrada de seu público-alvo na inteligência artificial e na Internet das Coisas (IoT). A afirmação foi feita por João Rezende, gerente de áudio e vídeo da companhia, e por Kleber Carante, diretor de vendas da TCL, durante sua passagem pela Eletrolarshow, que aconteceu em São Paulo nessa semana.

“Nós temos a Android TV, um produto de fácil interação com o público. Ela possui Google Assistente e, com isso, é capaz de ser um hub para a casa inteligente, seja para controlar outros dispositivos conectados ou para acessar conteúdos na web, tudo por comando de voz”, disse Carante.

O diretor explicou que a ideia é massificar a entrada deste hub na casa do brasileiro. Para isso, a companhia passou a ofertar a TV com o OS do Google e sua assistente virtual em produtos de entrada, telas de 32 polegadas com valor inicial de R$ 1,2 mil. E ressaltou que todo o portfólio de TVs 2019 da marca TCL virá com o sistema operacional.

Atualmente, a joint-venture possui em seu portfólio televisores de 32, 40, 43, 50, 57, 65, 75 e 85 polegadas da TCL com Android, além de modelos de 32 e 43 polegadas da SEMP com o sistema operacional. Além do Android, as TVs também serão compatíveis com o Alexa, quando o sistema da Amazon for lançado em português no mês de outubro.

Casa Conectada

Na outra ponta, Rezende explicou que a SEMP TCL está começando a vender produtos de casa inteligente com o conceito de “faça você mesmo” (do inglês, “do it yourself”), que consiste no próprio usuário instalar o produto sem a ajuda de um suporte técnico. Inicialmente, a companhia oferecerá através do varejo: lâmpadas inteligentes, plugues inteligentes (10 ampères), câmera de segurança e controle inteligente para ar-condicionado. Os equipamentos conectados serão vendidos nos mesmos varejistas que vendem os televisores da marca.

“A TV é a porta de entrada da inteligência artificial e do IoT na SEMP TCL. Mas queremos que o usuário controle por outros meios, como o celular”, dz.

Os preços praticados dos dispositivos conectados começam em R$ 99. Ainda há expectativa que a empresa traga nos próximos meses soluções de porteiro eletrônico.