O projeto piloto de LTE-Advanced (chamada comercialmente de 4,5G) da Claro na cidade de Araras (SP) foi encerrado com velocidades de até 682 Mbps, segundo informou a operadora nesta terça, 1º. Os testes, realizados em parceria com os fornecedores Ericsson e Qualcomm, agregaram apenas as frequências de 2,5 GHz e 1,8 GHz (liberada por meio de refarming).

Ao contrário dos testes com três bandas (incluindo uma em 700 MHz) em Rio Verde (GO), o piloto no interior paulista utilizou duas bandas na faixa de 2,5 GHz. Por conta disso, foi capaz de mais do que duplicar a velocidade atingida na primeira cidade com sinal de TV analógica desligado – na ocasião, a Claro atingiu 300 Mbps.

A operadora afirma que utilizaram melhorias no software para as redes LTE, combinando com a utilização de tecnologia de antenas de múltiplas entradas e saídas (MIMO 4×4), e modulação de espectro de 256 QAM, que multiplica a taxa de transferência nos terminais móveis em 1,33x. No piloto, a tele usou como terminal um modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm.