Cuidado com o espírito natalino. O Ofcom, órgão regulador independente de telecomunicações no Reino Unido, alerta que o uso de lâmpadas de natal podem causar  interferências e reduzir a velocidade de uma rede Wi-Fi. O mesmo alerta vale para outros aparelhos eletrônicos, como forno de microondas, monitor de bebês, aparelhos e caixas de som.

O aviso foi feito por meio do lançamento do aplicativo para checar a qualidade da rede sem fio, o Ofcom Wi-Fi Checker (Android e iOS). O app realiza testes com os equipamentos da rede Wi-Fi e dá dicas para o usuário resolver problemas de conexão.

Banda larga

Na ocasião do lançamento do app, o órgão ainda apresentou um estudo sobre uso de internet fixa e móvel no Reino Unido. Nele é revelado que 27% das casas britânicas possuem internet de banda larga acima de 30 Mbps. Porém, 8% das residências (2,4 milhões) do país não conseguem conectar-se a linhas com mais de 10 Mbps, sendo 1,5 milhão das assinaturas provenientes de regiões rurais. O Ofcom espera que o programa governamental Broadband Delivery UK – similar ao “Banda Larga para Todos” do governo brasileiro – ajude a incrementar a rede em áreas rurais entre dois e três anos.

Rede móvel

Outro dado interessante demonstrou o crescimento da cobertura 4G na região, que passou de 37% em 2014 para 46% neste ano. As áreas de coberturas 2G e 3G mantiveram-se estáveis. O documento reporta que o 4G está sendo adicionado aos poucos nas mesmas regiões do 3G e que tem mudado consideravelmente a experiência dos usuários, em especial nas áreas urbanas.