Homens dão preferência a serviços de entretenimento ao usar seus smartphones, enquanto as mulheres preferem os serviços de comunicação. Essa é uma das conclusões do novo estudo divulgado nesta segunda-feira, 2, pelo ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, que identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens.

Cerca de 43% dos usuários de smartphones no Brasil utilizam o dispositivo para navegar na internet e mais de 33%, para acessar as mídias sociais diariamente.

Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão dispostos a experimentar novas tecnologias como o VoIP (Voz sobre IP). Aplicativos de uso cotidiano como mapas, previsão do tempo e pagamentos são movimentados por ambos.

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados usam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para essa função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir.