|Atualização em 2 de maio, às 17h55, com informação sobre a API da TIM| A Vivo já oferece comercialmente no Brasil uma API do projeto Open Gateway batizada como “Know Your Customer – Match”, que permite a verificação de dados cadastrais de um cliente. Inicialmente, a operadora permite que seja verificado se um CPF está associado a um determinado número de telefone celular, o que é útil para processos de abertura de contas em bancos e fintechs, assim como para empresas de cobrança de dívida. No futuro, essa API pode evoluir para validar outros dados cadastrais de um cliente associados ao seu número telefônico.

A KYC-Match é a quarta API do Open Gateway provida pela Vivo. As outras três também estão relacionadas ao combate à fraude digital: SIM Swap (para verificação se um número telefônico trocou de SIMcard há pouco tempo); Number Verify (para checar um número telefônico); e Device Location (para validar a localização de um dispositivo).

“As APIs disponíveis comercialmente hoje, as primeiras de uma rota evolutiva, têm como foco o combate à fraude digital para empresas que possuam jornadas digitais, como bancos, fintechs, empresas do varejo, redes sociais, entre outros. O projeto garante 100% de privacidade e atende integralmente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, afirma Leonardo Silva, head de Big data e IA da Vivo, em resposta por email para Mobile Time. Silva participará de painel sobre o tema no evento MobiXD, dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo.

A API de KYC-Match tem grande chance de ser adotada também pelas outras grandes operadoras. Ela pode ser a solução para corrigir erros em cadastros defasados de empresas de cobrança, diminuindo o problema de chamadas equivocadas para não-devedores. A Anatel, aliás, têm defendido esse caminho no lugar do prefixo 0304 para ligações de cobrança.

Vale lembrar que Claro e TIM, por exemplo, já têm APIs similares para verificação de CPF, mas que serão trocadas em breve pela versão do Open Gateway, de maneira a serem comercializadas junto com a da Vivo por integradores homologados, como Microsoft e Infobip.

API de qualidade sob demanda

A Vivo também tem feito testes com uma API de Qualidade Sob Demanda (QoD, na sigla em inglês), do Open Gateway. Além do Itaú, outros bancos e empresas de adquirência a estão experimentando em operações financeiras pontuais ou em momentos específicos da jornada, descreve Silva. Neste caso, a ideia é garantir uma melhor perfomance em ações críticas, como a realização de um pagamento ou transferência financeira através de um aplicativo móvel.

MobiXD

Leonardo Silva vai compor um painel no evento MobiXD sobre um balanço dos primeiros meses do Open Gateway no Brasil, com a companhia de Ageu Dantas, head de data analytics da Claro; Alejandro Adamowicz, diretor regional de estratégia e tecnologia na América Latina da GSMA; e Mônica Fonseca, gerente sênior de monetização de dados da TIM.

O MobiXD acontecerá no dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo, sob organização do Mobile Time. Para mais informações, acesse www.mobixd.com.br