Links Field

[Atualizado às 13h11 do dia 08/07/2021, tirando ‘MVNO chinesa’ do título] A Links Field, uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) e empresa de tecnologia chinesa dedicada à Internet das Coisas, está no Brasil há mais de um ano, mas apenas agora começa a se apresentar para o mercado. Com aproximadamente 150 clientes, a base brasileira deverá comandar as operações na América Latina e na América do Norte, sendo que o primeiro passo está sendo dado com as contratações de novos executivos para gerenciar as regiões.

“Esse projeto da Links Field visa as Américas como um todo. Temos iniciado alguns projetos nos EUA. E estivemos no México buscando oportunidades de negócios. Mas, por enquanto, o foco total é no Brasil”, diz Thiago Rodrigues, sócio da empresa no Brasil, em conversa exclusiva com Mobile Time. “Paralelamente, iniciamos o processo de contratação de dois gerentes gerais, um para América Latina e outro América do Norte”, completou.

Rodrigues disse ainda que os comandos dessas operações passaram para o Brasil e em vez da China, matriz da empresa, por causa do fuso-horário.

História da empresa

Marcos Betiolo, sócio da Links Field no Brasil

A Links Field brasileira almeja seu breakeven nos próximos três meses. “Estamos conscientes do momento da pandemia (do Sars-Cov-2) e suas dificuldades financeiras, mas estamos focados na construção da operação. No momento, queremos garantir estabilidade. Queremos ter uma operação com breakeven em dois ou três meses”, afirmou.

Criada em 2017 em Shenzen, China, a Links Field Global trabalha no mercado de IoT e M2M e tem presença em oito países. Inclusive, a companhia possui uma tecnologia proprietária de SoftSIM, que é embarcado em módulos de grandes fabricantes globais, como Quectel, Qualcomm e MediaTek.

Um dos principais casos de uso da companhia com SoftSIM é um rastreador para pessoa comum. Lançado pela MVNO japonesa IIJ, o tracker possui 500 mil conexões no Japão. A cobrança desse equipamento é feita no formato ‘pay as use’ (pague quando usa, na tradução livre para o português).

No Brasil, a empresa é uma subsidiária da matriz chinesa. O controle, por enquanto, é feito pelos chineses. Mas os sócios planejam mudar o capital social em breve.

Estrutura

Thiago Rodrigues, sócio da empresa no Brasil

Além da oferta de SoftSIM, a empresa oferece serviços de conectividade para dispositivos IoT e M2M. O controle é chinês, assim como ocorre em outras sete operações no exterior. Seu parceiro MVNA é a Telecall, conectada à infraestrutura da Vivo: “Somos uma MVNO credenciada. A Telecall mostrou uma solução muito rápida para a nossa entrada no mercado”, disse Marcos Betiolo, outro sócio da Links Field no Brasil.

“Em termos de planos, eles (Telecall) nos deram total liberdade. Não tivemos que nos preocupar com estrutura e equipes. Temos gestão total das linhas, como se fôssemos a própria enabler. Por ser full MVNO, com core de rede da Telecall, temos toda infraestrutura à disposição”, completou Betiolo.

O sócio explica que a estrutura técnica está com Telecall, mas a parte de atendimento é da Links Field.

Negócios e público-alvo

Como público-alvo a operadora virtual foca em pessoas jurídicas que precisam de conectividade para equipamentos, como: empresas que fazem rastreio de carros, iluminação pública, medidores de gás, água e energia.

“Olhamos os mercados consolidados (de IoT) no Brasil, como rastreamento, telemetria veicular e segurança. Temos uma equipe interna de vendas. O foco nesses mercados de M2M e IoT vai através da Links Field ou parceiros revendedores (dez, ao todo)”, explicou Rodrigues.