A ColmeIA desenvolveu um framework com interface no-code para a criação de agentes de inteligência artificial. Em poucas horas, respondendo a algumas perguntas em um roteiro pré-definido, um executivo de negócios, sem conhecimento de programação, consegue deixar pronta uma primeira versão de um agente de IA, faltando apenas as conexões com as APIs, garante o CEO e fundador da ColmeIA, José Caodaglio, em conversa com Mobile Time. A solução foi batizada como Polimata.

colmeia

José Caodaglio, CEO e fundador da ColmeIA

“Normalmente, para criar um agente de IA, é preciso conhecer linguagem de programação, conversar com sistemas legados, criar o prompt, o que não é tão simples. Acaba sendo um projeto de meses dentro de uma empresa. Com o nosso framework, dá para fazer em horas. Pegamos toda essa complexidade e criamos um framework funcional e simples”, afirma Caodaglio. “A gente transformou algo que é eminentemente técnico para ser utilizado por gente de negócios em uma corporação”, explica.

Dentro de uma mesma interação, a Polimata pode combinar múltiplos LLMs, como GPT, Gemini etc, um para cada missão configurada para o agente. Além disso, os agentes criados com a solução compreendem múltiplas línguas.

Caodaglio esclarece que a diferença para um chatbot tradicional é que o agente persegue um objetivo para o qual foi programado, podendo ter voz ativa para essa missão e conseguindo acessar ferramentas internas e externas.

Um dos primeiros casos de uso, já em operação com um cliente da ColmeIA, é o de aquecimento de leads. O agente é acionado quando se trata de uma base grande de leads cujo tíquete baixo faz com que não seja interessante esquentar com humanos, mas tampouco vae a pena simplesmente abandoná-la. Nesse caso, um agente de IA pode fazer a diferença e conseguir esquentar parte da base, a um custo mais baixo do que seria com humanos.

Marketing de performance

Outra novidade recente da companhia foi o lançamento de uma ferramenta de marketing de performance, para analisar os resultados de campanhas digitais na Meta e no Google que geram conversas com bots. Essa análise permite realimentar os sistemas de Meta e Google para aprimorar seus filtros nas campanhas futuras, melhorando a conversão para aquele cliente.

Por fim, a recém-disponibilizada ferramenta de chamadas de voz no WhatsApp para empresas também já faz parte do portfólio da ColmeIA, primeiramente para atendentes humanos, mas com planos de evoluir para agentes de IA – uma prova de conceito está em andamento.

Super Bots Experience 2025

José Caodaglio, CEO e fundador da ColmeIA, fará uma apresentação sobre a Polimata, seu framework de criação de agentes de IA, no Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital 2025, evento organizado por Mobile Time que acontecerá nos dais 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo. Confira a agenda atualizada e mais informações em www.botsexperience.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!