O Instagram (Android e iOS) apresentou a funcionalidade Instagram Stories nesta terça-feira, 2, que permite aos usuários criarem uma pequena narrativa com vídeos e fotos através de um slideshow. A novidade é muito similar à ferramenta Snapchat Story, do aplicativo rival, algo que o CEO do Instagram, Kevin Systrom admitiu ao site Tech Crunch.

Systrom deu crédito à equipe do Snapchat pela criação da função, mas, na verdade, disse que depende do formato que a tecnologia deve ser usada. Ele cita como exemplos a invenção do feed pelo Facebook e das hashtags pelo Twitter, algo que é amplamente usado por outras redes sociais.

No recurso do Instagram Stories, o usuário pode selecionar várias fotos e vídeos para criar uma narrativa. Destaca-se ainda o uso de recursos gráficos, como ferramentas de desenhos, adesivos e textos para personalizar as postagens. As fotos e vídeos desaparecem 24 horas após a postagem e não voltam mais à linha do tempo do usuário. O usuário ainda pode escolher quais pessoas poderão ver suas publicações feitas pelo Instagram Stories. A nova função ficar no topo do aplicativo.

Instagram Stories começará a ser disponibilizado a partir desta terça-feira, 2, chegando a todos os usuários nas próximas semanas. No Brasil, o serviço já está liberado nas lojas de aplicativos da Google Play e da App Store para instalação ou atualização.