Google

Prévia do Pixel 6 com chipset Tensor. Foto: divulgação

O Google confirmou nesta segunda-feira, 2, que a próxima geração dos smartphones Pixel – 6 e Pro – virão com chipset próprio. A partir do portfólio do Pixel 6, os handsets serão munidos com o system-on-chip Tensor, como escreveu no blog da empresa o vice-presidente sênior de dispositivos e serviços, Rick Osterloh.

Nos dispositivos, o Tensor SoC terá um núcleo de segurança dedicado, o Titan M2. Além disso, o Google entra em par de igualdade com a Apple ao desenvolver um dispositivo que tem o chipset trabalhado na estética e fluidez do seu sistema operacional, Android. Ou seja, o Google une o hardware ao software, igual sua rival.

Importante dizer que Tensor é uma marca de chips do Google. Atualmente, ela é mais conhecida por seu uso nos servidores do Google Cloud como acelerador de aplicações de inteligência artificial e machine learning, a Tensor Processing Unit (TPU), que é usada para criar workloads com o software TensorFlow.

De acordo com Osterloh, os novos Pixels chegam ao mercado no segundo semestre deste ano.

A revelação do Google trouxe impacto à Qualcomm nesta segunda-feira. A companhia viu suas ações caírem (-0,6%) de US$ 149,80 a US$ 148,86, na comparação com o último pregão da Nasdaq. Além de Google e Apple, a Huawei e Samsung são outras fabricantes de smartphones que produzem seus chipsets próprios.

Vale lembrar, atualmente os handsets Pixels não são vendidos oficialmente no Brasil.