| Publicada no Teletime | O presidente da Oi, Rodrigo Abreu, está confiante na plena execução do plano de recuperação judicial, incluindo o aditivo aprovado na assembleia geral de credores há cerca de um mês. Mais especificamente, a venda dos ativos desenhada nessa nova proposta, mas que ainda aguarda a homologação do aditamento no juiz da RJ, é considerada como um progresso praticamente já concretizado.

“Três dos ativos já estão fechados, incluindo a parte da operação móvel. É questão de esperar ritos de homologação do plano”, declarou Abreu em evento online da consultoria Boston Consulting Group (BCG) nesta sexta-feira, 2. A Oi Móvel está com a proposta vinculante do consórcio da Claro, TIM e Vivo. Os outros dois ativos são a venda de data centers para o Piemount Holding, e da unidade de torres para a Highline, do fundo norte-americano Digital Colony.

Segundo o ritual do plano, ressalta-se, esses ativos ainda não estão com contratos de venda assinados. O Juízo da RJ – agora com o juiz Fernando Viana de volta, após período de afastamento – precisará homologar o aditamento, que atualmente estaria sofrendo disputas judiciais por parte de bancos credores que não se conformaram com o resultado das negociações na AGC. O último despacho de Viana apenas ajunta peças aos autos.

Além disso, as propostas vinculantes selecionadas dão às respectivas proponentes o status de “stalking horse”, isto é, com direito de cobrir uma eventual oferta mais alta (right to top). Ainda assim, haveria uma concorrência por esses ativos, embora o resultado mais provável seja que essas empresas acabem levando os ativos conforme planejado.

Otimismo

Rodrigo Abreu não respondeu a questões sobre previsão de homologação do plano ou início do recebimento de ofertas vinculantes para a maior unidade produtiva isolada da Oi – a InfraCo, que reúne a infraestrutura de fibra da companhia. Mas reiterou otimismo. “A vitória na AGC foi fundamental. O time trabalhou de maneira descomunal, porque era para aprovar um modelo muito inovador. Ainda tem muito pela frente, mas estamos absolutamente confiantes.”

Abreu afirma que a companhia tem enfrentado os desafios com transparência com todas as partes envolvidas, incluindo Anatel, governo, credores, analistas e o próprio conselho e acionistas. “É um processo longo, mas está sendo realizado. E isso nos energiza demais.”

Calendário

Segundo o cronograma da Oi, todo o processo de vendas deve ser encerrado em maio de 2022. A concorrência para os ativos de torres e data center deve acontecer até novembro, com finalização em dezembro. No último mês também deverá ocorrer a concorrência da Oi Móvel. Apenas no primeiro trimestre de 2021 é que a companhia pretende iniciar os processos competitivos para a InfraCo e a TVCo, a unidade de TV por assinatura (e que traz outras questões, como o pagamento do uso da capacidade do satélite da SES).