5x5 Tec Summit

A bancarização do brasileiro através do mobile e a implementação do open banking no País serão os dois temas principais do dia dedicado ao setor financeiro na programação do seminário digital 5×5 Tec Summit, organizador pelos sites Convergência Digital, Mobile Time, Teletime, Tele.síntese e TI Inside. O evento acontecerá entre os dias 6 e 1o de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.5x5tecsummit.com.br

A popularidade das contas bancárias digitais pelo celular, o auxílio emergencial do governo e a chegada do PIX contribuíram para o aumento do número de brasileiros bancarizados. Cerca de 85% da população já possui uma conta em banco, isso graças à disruptura tecnológica que permite surgir alternativas de acesso ao serviços, como os aplicativos bancários e as carteiras digitais. Do lado dos bancos tradicionais, a digitalização dos serviços também favoreceu os correntistas, que passaram a usar mais os canais digitais. 

Na metade deste ano, o mobile tornou- se o canal dominante nas transações bancárias, posicionado os aplicativos financeiros para celular entre os mais instalados nos aparelhos móveis nacionais.

A mobilidade bancária é tão expressiva que favoreceu o surgimento de serviços de empréstimos que podem ser obtidos vi app, até mesmo para quem está negativado. 

O setor financeiro é uma das verticais escolhidas pelos organizadores do 5×5 TEC Summit, que reservou o dia 9 de dezembro para reunir vários especialistas da área para debater esta nova realidade bancária no Brasil e apontar os caminhos e desafios para manter o ritmo de inovação, beneficiando um número cada vez maior de brasileiros.

Para debater esta bancarização do brasileiro através do mobile, foram convidados Boanerges Freire, CEO da Boanerges & Cia Consultoria; Carlos Cunha, account director financial industry da Huawei; Gilmar Hansen, vice-presidente sênior da RecargaPay; e Roberto Marinho Filho, CEO do Conta Zap.

Além deste painel, Carlos Cunha, da Huawei, terá uma sessão especial para comentar o protagonismo do mobile no acesso a serviços financeiros digitais na China. O país asiático é o maior mercado de comércio eletrônico do mundo e, para realizar suas compras e fazer os pagamentos, os chineses usam aplicativos de pagamento pelo celular.

Open banking: os desafios e o futuro

Com a proposta de garantir e simplificar a transferência da propriedade das informações bancárias das instituições financeiras e garantir a liberdade e autonomia dos clientes, nasce o open banking, que trata da abertura de dados financeiros para acelerar a transformação digital dos serviços bancários em benefícios aos clientes. No entanto, são muitos os desafios e a organização do 5X5 TEC Summit programou duas atividades para tratar do assunto: a primeira é uma palestra sobre a disrupção do Open Banking com soluções de nuvem, feita por Ulysses Pacheco – Líder de vendas de Finanças no time AWS Setor Público. Em seguida, haverá um painel sobre o mesmo tema, com a participação de Gabriel Sampaio,  especialista de soluções da Red Hat; Karen Machado, gerente de open banking do Banco do Brasil; Luciano Alves, country manager para América Latina da Zabbix; Paulo Farias, head of financial services da  Elastic; e Ulysses Pacheco, líder de vendas de finanças no time AWS Setor Público. Na pauta: o balanço dos impactos no mercado brasileiro dos primeiros meses de open banking; quem ganhou e quem perdeu até agora e quais novos modelos de negócios surgirão.

O uso de bots pelo setor financeiro também faz parte da programação do 5X5 TEC Summit, que convidou Rafael Souza, CEO da Ubots, para uma palestra especial sobre o assunto. Os bots estão sendo usados neste segmento para facilitar o atendimento ao cliente de forma automatizada, buscando fornecer um serviço rápido e uma boa experiência para o usuário. O especialista vai comentar como isso acontece e como as empresas financeiras podem melhorar esta utilização.

Risco climático: gestão e regulamentação no mercado financeiro – O Banco Central (BC) publicou no dia 15 de setembro último um conjunto de normas que tratam da gestão de riscos sociais, ambientais e climáticos no âmbito do sistema financeiro e divulgou um Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas, que reúne as ações e estratégias do banco na promoção da estabilidade financeira do país. Para tratar deste assunto, foi convidado o especialista Renato Fiorini, head de risco do SAS América Latina. Ele vai explicar em uma palestra especial como esta decisão impacta o sistema financeiro e como as empresas do setor devem se comportar diante da decisão.

Além das inovações no setor financeiro, o 5×5 TEC Summit, que acontece online de 6 a 10 de dezembro, vai debater outras importantes verticais de mercado: Governo, Energia, Entretenimento e Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento, que também oferece a programação completa.