Qualcomm

Alex Katouzian, vice-presidente da divisão de mobile, compute e infraestrutura da Qualcomm

O vice-presidente da divisão de mobile, computer e infraestrutura da Qualcomm, Alex Katouzian, disse que enxerga espaço no mercado para os usuários terem um smartphone e um console de mão mobile. Em conversa com jornalistas latino-americanos nesta quinta-feira, 2, o executivo disse que os dispositivos podem coexistir, um no bolso e outro como uma plataforma de jogo móvel.

“Temos uma experiência gamer muito boa com o Snapdragon Elite, mas os smartphones foram feitos para ficar no seu bolso. Nós acreditamos que é possível ter uma melhor experiência em jogos móveis com um dispositivo um pouco maior (que um smartphone) e que tenha todas as funções e aplicações necessárias”, afirmou Katouzian. “Definitivamente vemos uma oportunidade no mercado de console de mão (handheld, no original em inglês), algo que está cada vez mais móvel e menos estático. Assim como Mobile Time noticiou na quarta-feira, 2, os games móveis geram mais receita que todo o segmento da indústria de videogame combinada”, completou.

O VP da Qualcomm deu como exemplo a configuração feita para o kit de desenvolvedor apresentado na última quarta-feira, 1, que leva controles nas laterais, uma tela grande e um sistema de resfriamento que permite máxima performance em gráficos em um longo período.

“A ideia é usar a tecnologia que criamos em todas as áreas de negócios em todos esses anos, pegar uma capacidade gráfica e acoplar em um dispositivo que possa potencializar e permitir o melhor uso e otimização em máquinas que serão portáteis, conectadas e que desejam entregar jogabilidade por um longo período”, explicou. “No lugar de ter um dispositivo parado na sala de estar ou quarto, o usuário poderá levar um estúdio de transmissão de jogos e jogos online e offline com a melhor experiência possível”, afirmou.

Katouzian explicou que anunciaram apenas a Razer, pois eles são “um veículo para desenvolvedores”, uma vez que essa comunidade pode ajudar e dar feedbacks de como melhorar a plataforma. Explicou ainda que a plataforma está aberta para outros parceiros.

Ainda assim, o executivo garante que trará mais novidades no futuro com os planos da companhia para os próximos capítulos nos games.