A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry e do Playbook, reduziu os preços de todos os modelos de seu tablet para US$ 299. A promoção foi anunciada nesta terça-feira, 3, no site oficial da marca nos Estados Unidos e tem validade até o dia 4 de fevereiro. O objetivo com o corte nos preços é tentar enfrentar a forte concorrência do iPad que encontra no mercado americano.

Durante a última divulgação dos resultados da empresa, a RIM avisou que iria adotar uma estratégia mais agressiva em relação ao Playbook, ao qual atribui o fraco desempenho registrado no último trimestre do ano. A empresa disse que a receita no quarto trimestre do ano fiscal de 2012, encerrado em 26 de novembro, será um pouco inferior aos US$ 5,3 bilhões a US$ 5,6 bilhões previstos anteriormente devido às vendas fracas de seu tablet.

A fabricante canadense vem sofrendo pressão de acionistas para melhorar o desempenho e principalmente a gestão, que hoje é feita por dois CEOs. A RIM teve queda de 70,9% no lucro no terceiro trimestre fiscal, encerrado em 26 de novembro, que totalizou US$ 265 milhões.