O usuário de tablets e smartphones dos Estados Unidos passa 80% do seu tempo em aplicativos e 20% em browsers, revela a pesquisa realizada pela Flurry.  Atualmente, o norte-americano usuário de dispositivos móveis passa, em média, 2 horas e 38 minutos por dia utilizando os equipamentos.

Entre as categorias de apps mais acessadas, destacam-se os games, respondendo por 32% do tempo gasto. O Facebook aparece, na pesquisa, em uma categoria à parte, que representa 18% do tempo dos usuários norte-americanos. Em seguida aparece o navegador Safari, com 12%. A pesquisa chama a atenção para o fato de muitas pessoas consumirem conteúdo da web dentro do próprio Facebook, sem a necessidade de utilizar um navegador, como o Safari, o Chrome ou o Android. Em razão desse comportamento dos usuários, a pesquisa indica que o Facebook é praticamente o navegador mais usado em tablets e smartphones, já que muitos sites são visitados através de um browser embutido na rede social.

Usuário está mais disposto a usar novos apps

Comparando dados em todo o mundo nos últimos trimestres de 2010, 2011 e 2012, a Flurry verificou que a média de lançamentos diários de apps para dispositivos com sistemas Android e iOS foi crescente: de 7,2 em 2010,  7,5 em 2011 e 7,9 em 2012. A presença de mais apps nas lojas leva a crer que o mercado de aplicativos não está saturado, embora muitos títulos tenham uma expectativa de vida curta.

Segundo o levantamento, em 2010, apenas 17% dos aplicativos móveis instalados nos smartphones dos norte-americanos eram novos em relação ao ano anterior. Em 2012, esse percentual subiu para 37%, indicando que os usuários tendem a experimentar novidades, o que estimula a inovação no mercado de apps.

A Flurry é uma empresa de pesquisa que monitora a utilização de aplicativos no mundo há cinco anos.