Um novo estudo da Juniper Research, divulgado nesta segunda-feira, 3, mostra que o número de cartões de pagamento emitidos por meio de plataformas digitais será de 1,3 bilhão em 2027. Isso representa um aumento de 170% em comparação com os 500 milhões esperados para 2023.

Segundo a consultoria, o crescimento reflete o interesse das companhias em melhorar a forma como os consumidores acessam e substituem seus cartões. Também é um impacto da concorrência entre emissores de bancos exclusivamente digitais e novas fintechs que oferecem serviços de cartão.

As plataformas possibilitam que os emissores criem cartões digitais por meio de APIs, permitindo que sejam entregues instantaneamente em carteiras digitais, com opção também de associá-los a cartões físicos. Como parte do estudo, a Juniper Research classificou as 16 principais plataformas de emissão de cartões, usando critérios como a integridade de suas soluções e as perspectivas de futuros negócios. Os cinco principais fornecedores, em 2023, são:

  1. Thales
  2. G+D
  3. FIS
  4. fiserv
  5. Marqueta

De acordo com a Juniper Research, essas plataformas se destacaram por conta da variedade de opções de customização e pelo grande número de clientes e recursos. O estudo pontuou que, para ficar à frente da concorrência, as plataformas devem desenvolver soluções fáceis de serem adotadas e implantadas, garantindo que possam se integrar aos sistemas de TI de bancos ou simplesmente contorná-los, quando necessário.