Pela primeira vez o Pix ultrapassou o boleto bancário na preferência do brasileiro entre os meios de pagamento dentro de apps. O Pix foi indicado por 16% dos consumidores móveis nacionais como seu meio de pagamento favorito em aplicativos de compra. O primeiro lugar, contudo, continua sendo do cartão de crédito, apontado por 67% do público. O boleto agora está em quarto lugar (7%), atrás das carteiras digitais (9%). Os números fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

A utilização do smartphone como um instrumento de compras segue crescendo no Brasil. 81% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel nos últimos 30 dias. E 93% já experimentaram comprar pelo smartphone alguma vez na vida. Deste grupo, 83% afirmam que compram pelo celular hoje em dia mais do que compravam seis meses atrás. E 23% compram mais de uma vez por semana através de apps.

Comércio conversacional

Além dos apps dedicados a compras, os de mensageria também estão sendo usado para essa finalidade, com o chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas. Por sinal, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras, logo atrás do Magazine Luiza.

Satisfação

92% dos consumidores móveis brasileiros estão satisfeitos com a experiência de m-commerce, dando notas 4 ou 5 em uma escala de a 1 a 5 para a sua satisfação com o serviço. O que o brasileiro mais aprecia em um app de m-commerce são os descontos, informam 60% dos consumidores móveis brasileiros. Esse item foi incluído pela primeira vez na lista de opções de resposta nesta pesquisa. Logo em seguida vêm cashback (52%) e entrega no mesmo dia (32%) – a pergunta permitia mais de uma resposta.

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.033 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório pode ser baixado de graça em português ou inglês aqui.