A Nokia apresentou na Europa, nesta quarta-feira, 3, dois novos aparelhos de gama baixa, o Nokia 207 e o Nokia 208. Ambos são terminais no formato de barra (também conhecido como "candy bar", em inglês), com teclado alfanumérico e tela de 2,4 polegadas. O primeiro não tem câmera e o segundo tem câmera traseira de 1,3 MP. O que chama a atenção é que os dois produtos são 3G, com conexão a redes HSPA, e usam micro-SIMcards, duas características que até bem pouco tempo estavam presentes apenas em smartphones.

Mas por que conectividade 3G em produtos de gama baixa? Os dois terminais, embora não pareçam smartphones em seu design, virão com aplicativos Java embarcados, incluindo acesso a email, um navegador web, Facebook e Twitter. O Nokia 208 incluirá ainda uma versão do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas.

Os dois produtos terão versões para um ou dois SIMcards, com tecnologia easy swap, que permite a troca sem precisar desligar o telefone. O Nokia 208 na versão dual SIMcard será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2014.