Ubiraci Merces, CEO da Sanar. Foto: divulgação

A Sanar é uma plataforma de educação médica que tem como proposta oferecer ferramentas para profissionais e estudantes da medicina de modo a serem mais produtivos e mais bem informados. Somente em maio, 1,6 milhão de novos usuários entraram na plataforma. Em junho, chegaram outros 1,3 milhão, totalizando mais de 5 milhões de usuários que passaram pelos sites e aplicações da empresa no primeiro semestre. No início de junho, a HolonIQ, plataforma que reúne soluções na área de educação, anunciou o ranking das 100 EdTechs mais inovadoras da América Latina e a Sanar está entre elas. E, durante a pandemia, a empresa recebeu um aporte de R$ 60 milhões em rodada da série B. Nesse mesmo período, lançou um webapp e um chatbot no Telegram com boletins de saúde para a comunidade médica. A solução estava nos planos, mas com o novo coronavírus a empresa optou por acelerar o robô. “Em 15 dias ele estava pronto”, contou Ubiraci Merces, CEO da Sanar. “Quando fizemos o portal do coronavírus, a empresa começou a ganhar mais relevância e cresceu o volume em centenas de milhares de acessos. Foi um aumento de seis vezes mais, dada a situação.”

A Sanar oferece uma série de aplicativos com conteúdo para médicos e estudantes de medicina. No webapp Sanar|Med Covid-19, é possível encontrar fluxogramas interativos com orientações para o manejo de pacientes, EPIs apropriadas, um agregador de pesquisas científicas, dashboard com os casos no Brasil regionalizados e outras orientações, como as principais Fake News a respeito da doença. Vale dizer que a Sanar passou a pegar os dados da Covid-19 no País nas secretarias de saúde regionais “para não esperar o governo federal com as volatilidades de informações”, explica Merces.

As informações sobre a Covid-19 são coletadas por robôs que rastreiam sites como o da Universidade Johns Hopkins e de locais com informações relevantes e respaldados, como a Organização Mundial da Saúde e a revista médica Lancet. “E ainda temos uma equipe de médicos interna para fazer a curadoria. Usamos o web crawler, um algoritmo que rastreia essas informações nos sites, puxa e disponibiliza no webapp da Sanar”, explica o CEO.

Outro aplicativo, o Yellowbook Bulário e Conduta Pro (Android, iOS) é mais voltado para o profissional e permite o acesso a prescrições médicas, medicamentos mais adequados para cada tipo de doença, principais escores, apresentações e posologias medicamentosas.

A Sanar também oferece videoaulas para estudantes de medicina, com o Sanarflix (Android, iOS). A empresa tem um modelo de negócios B2B no qual faculdades parceiras podem oferecer o conteúdo produzido pela Sanar para seus alunos. A nova vertical do negócio conta com 15 faculdades parceiras, sendo quatro delas no Paraguai, por conta do número importante de alunos brasileiros nelas. Cabe à Sanar oferecer conteúdos em videoaulas.