Após três quedas consecutivas, a produção da indústria eletroeletrônica subiu 15,5% no mês de maio ante abril deste ano. No entanto, na comparação com maio de 2019, o segmento teve redução de 34%, sendo que os recuos foram mais acentuados em elétrica (-36,5%) e eletrônica (-31,1%), informou a Abinee nesta sexta-feira, 3.

No acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2020, a redução foi de 16,5% para o setor quando comparado com o mesmo período em 2019, sendo 17% em eletrônica e 16% em elétrica.

Para Humberto Barbato, presidente da Abinee, embora o resultado esteja abaixo do esperado na relação ano a ano, o cenário pandêmico mostra que é necessário acompanhar a evolução da indústria mensalmente, pois a retomada é gradual. Barbato disse, por exemplo, que o desempenho em maio foi puxado pelo retorno de algumas indústrias, após o período de distanciamento social imposto para evitar a proliferação do novo coronavírus.

O posicionamento de Barbato corrobora com outra informação divulgada pela Abinee nesta semana, um aumento de 9,3 pontos do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que teve 40,3 pontos de resultado. Ou seja, uma leve melhora na percepção da indústria, mas está longe dos 50 pontos necessários para mostrar que há confiança dos empresários nas condições e expectativas do setor.