QR Login; Colorcrew

Na ilustração sobre o QR Login, usuário escaneia o código QR, autoriza o login e entra no sistema automaticamente. Imagens de divulgação

A Colorkrew, empresa japonesa que aportou em terras brasileiras em janeiro de 2020, lançou no País o QR Login, uma ferramenta que permite fazer acesso através de leitura de QR Code dinâmico, com um token alfanumérico de 64 caracteres que é automaticamente identificado. A proposta é facilitar o login de uma pessoa sem a necessidade de inserir nome, senha ou token. A ferramenta pode ser utilizada em diferentes processos, como entrada em uma Intranet, computador corporativo, ou app de banco, por exemplo.

“Alguns clientes usam para que seus funcionários acessem à Intranet, por exemplo. Mas pode ser para qualquer coisa. No Japão, por exemplo, uma concessionária de trem utiliza a solução nas lanchonetes das estações e com o QR login os usuários podem consumir”, explica Daniel Alves, fundador da Colorkrew no Brasil.

Segundo o executivo, a ferramenta promove uma melhor experiência do usuário e mais segurança se comparada com os meios tradicionais. A solução remove nome de usuário, senha e token e evita o phishing, além de estar em conformidade com a LGPD.

“O cliente não precisa trazer toda sua base de dados para a nossa empresa. Fazemos a implementação e a integração e os dados não passam por nós. Isso é um diferencial. Quanto menos e a gente encostar em dados, menor a chance de vazar informações”, completa.

O modelo de negócios adotado no Brasil para o QR Login é o pagamento por número de usuários. A primeira faixa cobre até 1 mil, a segunda até 1,5 mil, por exemplo. Vale dizer que, no Japão, o modelo adotado é por log.

Sobre a empresa

A Colorkrew nasceu 23 anos atrás como como braço de tecnologia da SEGA, empresa japonesa desenvolvedora e publicadora de videogames, para atender ao console Dreamcast. Anos depois, foi vendida para o grupo Toyota, mas continuou prestando serviço para a antiga proprietária, gerenciando os IDs dos usuários por meio de seu ambiente de segurança. Em 2019 houve mais uma ruptura e a Colorkrew saiu da montadora e foi ao mercado. Atualmente, possui um portfólio variado de softwares e sistemas de segurança.