Antigamente, um plano de telefonia móvel era constituído apenas de minutos para chamadas de voz. Depois, foram acrescentados pacotes de mensagens de texto. Em seguida, Megabytes para tráfego de dados. Agora, a Oi vai dar um passo além: seus novos planos pós-pagos, que serão anunciados na segunda metade de novembro, vão incluir também aplicativos móveis pagos.

Vai ser diferente do que foi feito até agora com a oferta de tráfego sem desconto da franquia para apps como Facebook, Twitter e WhatsApp. No caso da Oi, serão oferecidos aplicativos cujo download ou cujo acesso à versão premium são pagos. Eles serão parte integrante do plano. E não se trata de apps próprios da Oi, mas apps de terceiros.

A operadora não abre detalhes por enquanto, mas tudo leva a crer que seria um aprofundamento da oferta do Oi Apps Club, que hoje é um serviço de assinatura para acesso a um catálogo de apps pagos – solução criada pela brasileira Bemobi e que foi premiada este ano no Tela Viva Móvel como melhor case de entretenimento na escolha do júri e no voto popular, além de ter recebido o troféu internacional do Meffys pela inovação no modelo de negócios. A Bemobi foi vendida este ano para a Opera.

Os novos planos pós-pagos da Oi vão se chamar "Oi Mais" e, além de darem direito a uma seleção de apps pagos, terão franquias de dados maiores e pacotes maiores de minutos para quaisquer operadoras. O anúncio oficial acontecerá na segunda metade de novembro. Nesta terça-feira a Oi divulgou os seus novos planos pré-pagos, que unificaram o preço do minuto para chamadas on e off-net.