Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Até agora mais de 25 milhões de pessoas e de 1 milhão de empresas associaram suas contas bancárias e/ou de pagamentos para uso do Pix, o serviço de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Eles foram responsáveis pelo cadastro de 60 milhões de chaves até às 17 horas desta terça-feira, 3, primeiro dia de operação do serviço. Cada conta de pessoa física pode ter até cinco chaves. E contas de pessoa jurídica, até 20. O serviço entrou em operação restrita nesta data.

É a primeira vez que o BC divulga números absolutos de pessoas e empresas cadastradas no Pix. Os dados foram informados em coletiva com a imprensa sobre o primeiro dia de operação do serviço por Angelo Duarte, chefe do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do Banco Central, e por Carlos Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem) do Banco Central.

Somente nesta terça-feira foram cadastradas 2,24 milhões de chaves. Podem ser usados como chave: número celular, email, CPF, CNPJ e uma chave aleatória alfanumérica criada pelo Banco Central.