Aqueles que receberem a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus em Los Angeles, nos Estados Unidos, terão a opção de manter o comprovante de imunização na carteira digital do iPhone. Segundo as autoridades do condado, a e-wallet — geralmente utilizada para pagamentos com cartões, cartões de embarque ou ingressos de eventos — poderá ser útil também para lembrar as pessoas de tomarem a segunda dose do imunizante. A solução, fruto de parceria do condado com a empresa Healthvana, também funcionará como prova da vacinação, importante para viagens aéreas e escolas, entre outros ambientes que possam pedir a comprovação.

A carteira digital da Apple tem como vantagem sua privacidade, uma vez que, ao contrário dos outros aplicativos, não transmite dados sem o consentimento do usuário.

Porém, como pontos negativos, a solução de registro digital de vacinação não inclui usuários de sistema Android – ao menos não por enquanto. Outro ponto é que não há como comprovar que quem está segurando o smartphone seja efetivamente a pessoa que recebeu o imunizante.