Frederico Menegatti, CEO da Getrak, e o dispositivo GetrakFox

A Getrak, provedora de tecnologia para empresas de rastreamento e Internet das Coisas, anunciou nesta semana lançamento de novos produtos, expansão de sua atuação na América Latina e espera faturar R$ 55 milhões em 2020. Considerando que seu faturamento em 2018 foi de R$ 35 milhões, a expectativa para o ano, segundo o CEO e cofundador da empresa, Frederico Menegatti, é de crescimento de 45% na receita.

Atualmente, a Getrak possui mais de 600 mil veículos rastreados em sua base e está presente em seis países diferentes – Brasil, Chile, México, Angola, Alemanha e Portugal –, sendo que o Brasil representa em torno de 80% da receita da empresa, segundo informou Menegatti. “E como nosso instituto de inovação está no País, acabamos tendo maior identificação natural com os problemas e soluções do Brasil.” Com mais de 900 operações ativas e 200 mil chips gerenciados para telemetria, a empresa pretende chegar a 850 mil carros conectados até o final do ano.

A maior base de itens conectados da empresa está nos carros de passeio, em torno de 47%; 34 % são de caminhões; 15%, motocicletas; e 4%, tratores e náuticos. “Existe agora uma nova demanda que é o monitoramento de pessoas, cujo volume será muito expressivo nos próximos anos devido a novas tecnologias disponíveis para o mercado de IoT”, complementa o CEO.

A Getrak possui parcerias com todas as operadoras de telefonia móvel, e, entre suas soluções ofertadas, há uma plataforma de gestão de conectividade integrada com todas as operadoras bem como as novas redes de IoT disponíveis no mercado brasileiro e internacional. Há ainda, entre suas soluções, a Plataforma Saitro, que disponibiliza localização e gerenciamento de dados para o cliente.

Entre seus parceiros comerciais estão empresas como Continental, Magneti Marelli, Localiza, Volkswagen, entre outras, que usam as aplicações de telemetria e IoT em seus veículos.